domingo, 15 de maio de 2011

O ensino de História da África

O texto a seguir trata da importância e da presença do estudo da História da África nas escolas brasileiras. Depois de sua leitura, resolva as atividades propostas no caderno:

“A Lei no 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, foi editada no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 9 de janeiro de 2003 (...) O advento da Lei no 10.639/2003 se deu em meio a um intenso debate social amplificado pela mídia, que expressava os primeiros impactos da implantação de programas de ação afirmativa em algumas universidades brasileiras. (...) Seu conteúdo e as transformações dela decorrentes produzem uma tensão entre a ampliação dos direitos de cidadania no país e a crescente compreensão da necessidade de enfrentamento do racismo, em suas diversas faces e nas diferentes esferas da vida social, sobretudo no âmbito da escola. A lei atende enfim, também à sua maneira, ao enfrentamento da antiga crítica a um ensino de história centrado em narrativas etnocêntricas, em que a história e a cultura afro-brasileiras via de regra compareciam quando compareciam de forma estereotipada. (...)
            Não basta introduzir conteúdos de história e cultura afro-brasileira ou africana para a superação do eurocentrismo nas abordagens históricas. O desafio é a promoção de um ensino-aprendizagem em que a história africana e a história européia, por exemplo, não sejam dicotomizadas, nem idealizadas, nem tampouco contrapostas, mas, antes, compreendidas em sua dinâmica e circularidade.” (PEREIRA, 2008).
            “Para além do evidente envolvimento de educadores, as “Diretrizes” convocam os profissionais de história para uma ampla reflexão sobre a história da cultura afro-brasileira, em suas dimensões de pesquisa e ensino. Nos últimos anos, diversos grupos dos movimentos negros, artistas, integrantes de grupos culturais e intelectuais negros da academia têm reivindicado o “reconhecimento”, a valorização e a afirmação da identidade e dos direitos dos afro-brasileiros. Como afirmam as próprias “Diretrizes”, o “reconhecimento” exige justiça e igualdade de direitos sociais, civis, econômicos e culturais, assim como “a adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas que valorizem a diversidade, visando superar a desigualdade étnico-racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino” (ABREU, 2008).

Atividade

a)      De acordo com o texto, qual o conteúdo da lei 10639/03 e quais mudanças ela propõe para o ensino de história?
b)      Em sua opinião, como o estudo da História da África pode colaborar para a diminuição de preconceitos e estereótipos de povos africanos e seus descendentes e ampliar a concepção de cidadania no Brasil? Fundamente a sua resposta a partir do texto.

Bibliografia

PEREIRA, Júnia Sales. Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária? Desafios do ensino de história do imediato contexto pós-Lei n. 10.639. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 41, p. 21-43, 2008.

ABREU, M.; MATTOS, H. Em torno das "Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana": uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 41, p. 5-20, 2008.

19 comentários:

  1. Eu gostei da aula passada ,por que teve participação da turma, e foi legal saber que a africa não é só pobreza .

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  2. olá meu nome é lucas zago 7serieC ^^
    2a)conteudo a obrigatoriedade do ensino de cultura e história afro-brasileira e africana na educação basica
    2b)podemos cantar uma musica em homenagem a eles, estudar mais sobre as culturas deles, fazer um teatro etc..

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  3. Pedrinho Bobsin de Moraes :)
    a)
    ela Propõe o ensino da historia e a cultura afro-brasileira e diminuir o proconceito.
    b)pode melhorar estudando por que as pessoas teram mais informações

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  4. a)a lei 10639/03 modifica o conteúdo de historia adicionando os estudos do continente da África

    b)a matéria da história da África pode acabar com os preconceitos, porque com o estudo e sabedoria sobre a África as pessoas ficam sabendo que maioria do seu cotidiano que é tudo a vê com a África

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  5. oioi,aqui estao as resposta,
    2)a)conteúdo a obrigatoriedade do ensino de cultura, e história afro-brasileira e africana na educação básica.2)b)Podemos assisti alguns filmes sobre a África,e trabalhar mais as culturas deles que eu acho muito interessante.
    BEIJOS BEIJOS
    Vitória Botelho

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  6. a) conteudo a obrigatoriedade de ensino de cultura e história afro-brasileira e africana na educação basica

    b) Acho que aulas sobre a africa podem colaborar pois vamos saber qual é a cultura e o modo de pensar dos africanos e assim acabar com o preconceito.

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  7. Franciely Martendal,
    Série:7 C

    a)o conteudo é que a lei fez com que fosse obrigatório na matéria historia que tivesse ensino da cultura africana.Ela porpoe que seja ensinado em sala sobre a africa em geral.

    b)acho que isso pode colaborar pois vamos saber qual é a cultura e o modo de pensar dos africanos e isso pode acabar com os preconceitos

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  8. nome:Igor da Silva Ferreira turma:7°série C

    a)A lei n° 10.639/2003 se deu pelo intenso debate social amplificado pela media,que expressava os primeiros impactos da implantação de programas de açao afirmativa em algumas em algumas universidades brasileiras.

    b)pode fazer a visão de muitas pessoas que a África
    é pobre, é negra ,é só animal acabar.

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  9. 2a)conteudo a obrigatoriedade do ensino de cultura e história afro-brasileira e africana na educação basica .2b)bom eu acho que cada pessoa pensa diferente e na minha opinião o preconceito existem em varios lugares e realmente eu não tenho muita noção como o estudo da história da africa pode ajudar nisso.

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  10. Atividade numero 2

    a. A lei propõe que estudemos a cultura africana e a cultura afro-brasileira para diminuir o preconceito.

    b.Porque a gente vai conhecer a cultura e perceber a realidade daquele continente.

    Aline Iaczinski Bento e Beatriz Pereira - 8ºC

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  11. a)obrigatoriedade do ensino de historia e cultura afro-brasileira e africana na educação
    b)fazendo pesquisar sobre ,escutando musicas e tendo aulas

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  12. a) É ensinar a cultura e a história afro-brasileira e africana nas escolas.
    b) Primeiramente evitar o preconceito começando por mim,e tambem falando para as pessoas que o racismo não é bom, poderiamos fazer um teatro, musicas, palestras, etc...

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  13. aluna:Lesliane
    a)Obrigatoridade do ensino da história da africa e suas culturas nas escolas
    b)Bom eu mostraria a elas sobre um pouca da cultura,vida, mostraria que não é só negros e pobre mostraria que lá também tem brancos,mussumanos, dentras outras culturas que servem de exemplo a nós

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  14. Aluna:Julia Vicente
    a)Obrigatoriedade do ensino de história, afro-brasileira e africana no estudo básico.Mais aprendizado sobre a nossa cultura.
    b)Com programas de televisão, música, imagens, aulas e muitas outras coisas.

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  15. natália vieira
    7 serie c
    atividade 2
    A)O conteudo da lei é a obrigatoriedade do ensino de historia,cultura afro-brasileira e africana na educaçao e suas mudanças propõe uma crescentecompreenção do enfrentamento do racismo e suas diferentes fases da vida.

    b- ela pode ajudar a diminuir o racismo fazendo as pessoas conhecerem suas culturas e assim se conscientizar que o racismo pode ser uma cisma com a cultura.

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  16. De Giulia e Amanda
    Atividade n° 2:

    a)O conteúdo e as mudanças da lei 10.639/2003 é o que diz que na educação básica é obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira.Isso mudou também a maneira de encarar o racismo, em suas diversas faces e nas diferentes esferas da vida social.

    b)isso vai ajudar a diminuir os preconceitos com a africa e os povos africanos e aumentar nossa ideia de cidadania no brasil pois iremos conhecer melhor sua historia e entao começaremos a pensar que eles sao pessoas como nos e seu pais tambem faz parte da gente, pois descendemos deles.Podemos mudar isso com movimentos negros, artistas e outros.

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  17. a-)obrigação de ensino de história e cultura afro-brasileira eafricana na educação básica.Está lei também foi aproveitada para poder acabar com o racismo e outros preconceitos

    b-)vai ajudar as pessoas a ver que todos são iguais,que os negros não tem nada de diferente para ter preconceitos.Isso pode ser feito atravez de aulas educativas,palestras...


    alunas: Mariana endler de sousa e Bárbara Trombotto

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  18. Parabéns pessoal!! As respostas foram muito boas e criativas! Aguardamos mais comentários e sugestões das aulas, um abraço.

    Att,
    Maykon e Suellen.

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