segunda-feira, 30 de maio de 2011

Exercícios - A geografia do Continente Africano.


Colégio de Aplicação/UFSC                        
Disciplina: História
Professora: Cristiane Aparecida Fontana Grumm
Professor (Estagiário): Maykon Luiz Conceição       Data: _______

Aluno (a):________________ Serie: 8º “C”


Atividade n. 3

  1. Elabore um pequeno painel sobre a África antiga, de acordo com as orientações abaixo,  identificando os diferentes tipos de vegetação e os rios que correm no continente africano. Para isso, você receberá uma folha de papel manteiga para copiar o mapa que está localizado no material didático, entregue pelo professor.


a)      Copie o mapa que está na ultima folha do material didático em uma folha de papel manteiga.
b)       Localize no mapa cada um dos diferentes tipos de vegetação e utilize uma cor para delimitar cada uma delas. Não se esqueça de criar uma legenda.
c)      Em seguida, em cada uma delas, trace as linhas simbolizando os rios que correm no continente africano. Esse mapa pode ser localizado na página 5 do material didático (crie legendas).

       2)      Consulte o seu texto e explique, de acordo com ele, 
            a importância dos rios e lagos para o continente
           africano refletindo sobre a má distribuição da água.



3)      De acordo com o texto, existem diferentes formas de se dividir e classificar o continente africano. Identifique e comente essas formas indicando os critérios adotados para estas divisões.


4)      Conforme informado no texto, o continente africano desponta como uma “majestosa ilha dos tesouros, com inúmeras riquezas por toda extensão de seu subsolo”. Analise esse trecho e reflita sobre a má distribuição de recursos no continente.

terça-feira, 24 de maio de 2011


A Geografia do continente africano

Pangéia

        Você sabia que há cerca de 200 milhões de anos atrás, Brasil e África fizeram parte do mesmo continente? Pois é, há uma teoria que diz que no começo do nosso planeta, havia apenas um continente, ele foi chamado de Pangéia e englobava todos os atuais continentes, como mostra a imagem ao lado.

A fragmentação deste supercontinente e o afastamento progressivo de grandes massas de terras, (com o movimento das placas tectônicas), deram origem à atual configuração do planeta terra como conhecemos hoje.

       Esse afastamento dos continentes é resultado da movimentação das placas tectônicas, que são como plataformas com rodas que se movem sob o magma da crosta terrestre.

       O deslocamento dessas placas deu-se de forma muito lenta. Você sabia que, primeiramente, a Pangéia fragmentou-se em dois mega-continentes?

       A parte correspondente à América do Sul, África, Austrália e Índia, denomina-se Gondwana. O resto do continente, onde estava a América do Norte, Europa, Ásia e o Ártico se denomina Laurásia.



 http://www.apolo11.com/mapas.php?mapa=placas_tectonicas_2

Continente africano

A África tem uma história cultural muito rica e essencial para o estudo do desenvolvimento da humanidade. Você sabe por quê?

Há uma teoria que diz que foi na África, há milhões de anos, que apareceram nossos primeiros ancestrais!! Sim, isso mesmo que você leu!!! Foi dali que eles partiram para povoar a Europa e a Ásia. Viu só como esse continente é muito importante para nossos estudos?! Convidamos vocês para conhecer um pouco mais sobre ele.

A África é o terceiro continente mais extenso do planeta, o segundo mais populoso da terra (atrás somente da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas!

O continente pode ser organizado de duas formas, a primeira, valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são: África Setentrional (ou África do Norte); África Ocidental; África Central; África Oriental; África Meridional (como mostra o primeiro mapa)

           A segunda regionalização desse continente usa critérios étnicos e culturais e o dividide em dois grandes grupos: a África Branca ou Setentrional formado pelos oito países da África do norte e a África Negra ou Subsaariana formada pelos outros 44 países do continente. (como mostra o segundo mapa).  



Você sabia que durante sua história, os africanos se relacionaram com outros povos e também sofreram interferências dos mesmos?

         Vamos citar alguns exemplos:
- Na Idade Antiga, os romanos conquistaram o Egito.
- Na Idade Média os povos árabes muçulmanos começaram estabelecer contatos pela África do Norte e pela África ocidental.
- No século XV, com as Grandes Navegações, os europeus estabeleceram o comércio negreiro na África. Fizeram feitorias e colônias.
- No século XX, com a política imperialista, suas terras foram ocupadas e divididas entre eles (como mostra o mapa abaixo).

         A grande disputa por mercados consumidores levou a algumas guerras entre estas potências européias, inclusive, esse  foi um dos motivos para a Primeira Guerra Mundial.

   A ocupação da África pelas potências européias prosseguiu até depois do final da Segunda Guerra Mundial, quando as colônias começaram a obter a independência, num processo que se chamou descolonização.


Vemos que a África foi palco de muitas transformações, trocas de culturas, trocas comerciais, mas também de muita exploração e disputas territoriais. Você imaginava tudo isso?



Características Fisicas             

     Você notou que o Continente africano posui territórios tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul? E que possui terras tanto no Ocidente, quanto no Oriente? Pois é, se você pensar, a África encontra-se no centro imaginário da terra!!!!

     Essa afirmação, baseada em muitas pesquisas, se faz verdadeira porque bem no Golfo da Guiné, acontece o cruzamento entre a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich. Viu só que interessante?

     Observe acima: a África está rodeada por grandes extenções oceânicas: o mar Mediterrâneo e Vermelho e os oceanos Índico e Atlântico; o que o transforma em uma grande Ilha (do ponto de vista da geografia física)

Você sabia que o territorio da África é três vezes maior que o da Europa? Mas, sua costa é três vezes menor... Engraçado, não?

     Observe no mapa acima, realmente o continente africano apresenta uma costa pouco recortada, onde baías, golfos, cabos e penísulas são raros.

     Com exceção a Ilha de Madagascar, a África apresenta pequenas e poucas ilhas oceânicas, geralmente dispostas em forma de arquipélagos em mar aberto e muitas vezes já em pleno oceano.

Geologia


     Você sabia que a geologia da África é considerada uma das mais antigas do planeta??!

     Datado de 4,6 milhões de anos atrás, a África possui um relevo muito erodido, concentrado nos litorais.  Assim, podemos imaginar a áfrica como um continente planáltico interrompido aqui e ali por depressões, franjas e maciços montanhosos.

    Desta forma, as regiões planas, geralmente, estão cercadas por partes mais altas, formando uma imensa bacia rebaixada no centro com bordas elevadas.

     Curiosidade: um fato importante a ser destacado é a existência de uma grande falha geológica conhecida como Rift Valley.  Esta falha trata-se de uma fratura da crosta terrestre, onde estão localizados os grandes lagos africanos e foram descobertos os fósseis humanos mais antigos do planeta!!! Veja a figura abaixo:



    O continente africano desponta como uma majestosa ilha dos tesouros, com inúmeras riquezas por toda extensão de seu subsolo.

     As minas africanas fornecem em abundância minérios preciosos como ouro e diamantes, minérios essenciais como o ferro, cobre, manganês, estanho e bauxita e minerais estratégicos como o urânio e o cobalto.

     Os recursos energéticos como petróleo, carvão e gás natural também abundam neste continente, mas em áreas sedimentares.

Porém, toda esta riqueza não se encontra dividida igualmente por toda a África. Podemos nos perguntar:

“Com tantos recursos, como este
continente pode  ser tão pobre?”

    A resposta está em quem controla a exploração destes recursos. Os mineradores de capital estrangeiro exportam os minérios, que são transformados em outros continentes e depois retornam aos países africanos em forma de produtos manufaturados e industriais, com um valor muito mais alto.

Recursos Hídricos

    Você já ouviu falar que a África é um continente com pouca água e que sofre com secas terríveis??

     No entanto, se pensarmos na disponibilidade de água, este continente está à frente da Europa e da Ásia na disponibilidade anual de água.

     Porém, esta água esta muito mal distribuída em todo o território africano e nem todos tem acesso a ela.

   Exemplo:
A República Democrática do Congo está entre os sete países que possuem mais água no mundo, contrastando com Cabo Verde, que é extremamente carente de água.

      Em decorrência do relevo, mais da metade dos rios africanos não correm para o oceano. Sendo que, 53% destes, vão para os grandes lagos e mares interiores do continente.

     Nas regiões desertas e Áridas do continente, há a ausência de rios, que dependem somente do Oásis, que são afloramentos do lençol freático em pleno deserto.

     Você sabe o que são os lençóis freáticos?

Resposta: São as águas subterrâneas resultado do acúmulo de chuvas, ou do derretimento de neve ou ainda provenientes da infiltração de água dos rios e lagos no solo, que possui pequenos espaços vazios entre as partículas de areia ou rochas.

     As bacias hidrográficas estão concentradas mais ao sul do continente africano, devido à existência do deserto do Saara ao norte que tem um dos rios mais importantes para a África, o Rio Nilo.

     Você já ouviu falar do Rio Nilo?

Ele é conhecido como o berço das civilizações mais antigas do mundo e é o mais longo do planeta!

     Ao Sul do continente encontram-se os Rios Congo, Níger, Zambeze, Volta, Orange e Limpopo que tem importância desde a formação de reinos antigos africanos até os dias atuais.

    Outra grande fonte de água doce para a África esta nos seus grandes lagos. Como, por exemplo, o Lago Vitoria, o Tanganica e o Niassa ou Malawi.

Estes são os lagos mais profundos do mundo, chegando a 1500 metros de profundidade, eles são alimentados por pequenos rios e degelo de geleiras eternas.

    O lago Tchad é compartilhado por quatro países (Nigéria, Níger, Camarões e Tchad) tendo grande importância para o fornecimento de água deles.






Você não precisa decorar nada disso, mas é sempre bom ter uma fonte de informações sobre os países da África e os rios que percorrem seu território!!!!

Devido a esta distribuição irregular dos recursos hídricos em todo o continente, a água está entre as maiores causadoras de desentendimento entre países, principalmente aqueles que tem como fonte o mesmo rio.

    Outro problema a ser considerado é que, como todos os países subdesenvolvidos do mundo, a poluição e contaminação da água acabam por inviabilizar seu uso.    Relatórios já apontam algumas regiões da África em estresse por falta de água, tendo pouco ou nenhum acesso a este liquido tão precioso.

Vegetação

     O continente africano apresenta diferentes composições vegetais, do norte em direção ao sul há:

- Vegetação mediterrânica
- Estepes
- Deserto
- Novamente Estepes
- Savana de Gramíneas
- Savana de Feição Florestal
- Floresta Equatorial.

   Os desertos constituem uma boa proporção territorial do continente, sendo o Saara detém 30% deste território, mas ainda temos o deserto do Kalehari e da Namibe e outros menores.

   Após o deserto, em direção ao sul do continente, temos uma área conhecida como Sahel (palavra em árabe que significa margem) onde predominam as estepes com um clima semi-árido, que servem de ante-sala para o deserto.

     Esta região não apresenta somente dunas de areia. O que predominam nesta paisagem são superfícies pedregosas formadas por cascalhos denominados erg, em árabe, (como mostra a figura abaixo) no qual despontam montanhas erodidas e outras formas de rocha bruta, os hamada.

Após os desertos, as savanas constituem outra paisagem intimamente relacionada à África e esta pode ser dividida em: savana arborizada, savana arbustiva e savana de gramíneas, que, por sinal, predomina em muitas extensões savaneiras.

     Neste bioma contem uma rica fauna composta por girafas, rinocerontes, leões, hienas, elefantes, lobos, chacais, leopardos entre outros, alem de arvores como acácias e baobás são espécies relevantes em sua flora.

Baobá

Você sabia que as florestas do continente africano têm uma proximidade das florestas da América?

   Ambas tem uma biodiversidade muito grande de animais, vegetais e insetos de variadas espécies que  existem somente nestes ambientes.

   A influência do homem:

     A exploração das regiões feita pelas populações que precisam sobreviver, ocasiona uma arenização do sahel, decorrente do aumento da pecuária neste espaço.

    Já nos desertos, a utilização de veículos motorizados que estão substituindo os animais no transporte, tanto pessoal, quanto de mercadorias, acaba destruindo os erg que são responsável por segurar a areia. Isso aumenta a incidência de tempestades de areia e o alargamento do deserto pela movimentação das dunas.

     Nas savanas, a caça e a utilização de queimadas tanto para caçar como para criação de novos pastos, tem comprometido este ecossistema.

   As florestas também estão sofrendo desmatamentos para uso de sua madeira para construção ou principalmente como lenha dentro da própria África, já que sua o uso desta é generalizado no continente.


Bibliografia

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. Ed. Ática, São Paulo, 2006

WALDMAN, Maurício ; SERRANO, Carlos . Memória D'África - A Temática Africana em Sala de Aula. 1ª. ed. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2007. v. 01. 327 p.


Acassia disponível em http://www.travelblog.org/Africa/Tanzania/North/Serengeti-National-Park/blog-96703.html
 
 

domingo, 15 de maio de 2011

O ensino de História da África

O texto a seguir trata da importância e da presença do estudo da História da África nas escolas brasileiras. Depois de sua leitura, resolva as atividades propostas no caderno:

“A Lei no 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, foi editada no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 9 de janeiro de 2003 (...) O advento da Lei no 10.639/2003 se deu em meio a um intenso debate social amplificado pela mídia, que expressava os primeiros impactos da implantação de programas de ação afirmativa em algumas universidades brasileiras. (...) Seu conteúdo e as transformações dela decorrentes produzem uma tensão entre a ampliação dos direitos de cidadania no país e a crescente compreensão da necessidade de enfrentamento do racismo, em suas diversas faces e nas diferentes esferas da vida social, sobretudo no âmbito da escola. A lei atende enfim, também à sua maneira, ao enfrentamento da antiga crítica a um ensino de história centrado em narrativas etnocêntricas, em que a história e a cultura afro-brasileiras via de regra compareciam quando compareciam de forma estereotipada. (...)
            Não basta introduzir conteúdos de história e cultura afro-brasileira ou africana para a superação do eurocentrismo nas abordagens históricas. O desafio é a promoção de um ensino-aprendizagem em que a história africana e a história européia, por exemplo, não sejam dicotomizadas, nem idealizadas, nem tampouco contrapostas, mas, antes, compreendidas em sua dinâmica e circularidade.” (PEREIRA, 2008).
            “Para além do evidente envolvimento de educadores, as “Diretrizes” convocam os profissionais de história para uma ampla reflexão sobre a história da cultura afro-brasileira, em suas dimensões de pesquisa e ensino. Nos últimos anos, diversos grupos dos movimentos negros, artistas, integrantes de grupos culturais e intelectuais negros da academia têm reivindicado o “reconhecimento”, a valorização e a afirmação da identidade e dos direitos dos afro-brasileiros. Como afirmam as próprias “Diretrizes”, o “reconhecimento” exige justiça e igualdade de direitos sociais, civis, econômicos e culturais, assim como “a adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas que valorizem a diversidade, visando superar a desigualdade étnico-racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino” (ABREU, 2008).

Atividade

a)      De acordo com o texto, qual o conteúdo da lei 10639/03 e quais mudanças ela propõe para o ensino de história?
b)      Em sua opinião, como o estudo da História da África pode colaborar para a diminuição de preconceitos e estereótipos de povos africanos e seus descendentes e ampliar a concepção de cidadania no Brasil? Fundamente a sua resposta a partir do texto.

Bibliografia

PEREIRA, Júnia Sales. Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária? Desafios do ensino de história do imediato contexto pós-Lei n. 10.639. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 41, p. 21-43, 2008.

ABREU, M.; MATTOS, H. Em torno das "Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana": uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 41, p. 5-20, 2008.