segunda-feira, 11 de julho de 2011

Viajando pela África com Ibn Battuta

O vídeo-documentário Viajando pela África com Ibn Battuta foi elaborado a partir da articulação de sucessivas formas narrativas que, integradas, pretendem produzir algo novo e original a respeito dos conhecimentos gerais sobre os povos antigos do continente africano. Essas sucessivas camadas narrativas reconstituem os poucos resíduos da cultura material e o testemunho direto, singular, deixado pelo viajante marroquino que viveu no século XIV da era cristã conhecido como Ibn Battuta.


Acesse o site abaixo e assista o vídeo:

http://www.bhzdesign.com.br/clientes/ibnbattuta/projeto.html


Após a exibição, debater as seguintes questões com os alunos:

1- Quem é o personagem principal abordado pelo vídeo? (Nome, onde nasceu, sua profissão).
2- que aspectos mais chamaram a sua atenção?
3- Qual é a viagem de que fala esse vídeo? Quando ela ocorreu?
4- Quem é considerado pelos muçulmanos como o príncipe dos viajantes?
5- Ibn Battuta viajou por quanto tempo? Que regiões ele visitou?
6- Em qual Império da África Ocidental ele ficou 8 meses?
7- Ibn Battuta escrevia sobre suas viagens? (relatou-as)
8- Onde encontram-se seus relatos?
9- Por que o personagem teria cruzado o deserto? O que ele esperava encontrar? Como foi essa travessia?
10- De acordo com o vídeo, qual era a importância do comércio nas regiões da África visitadas pelo personagem?
11- Quais os aspectos das regiões e sociedades visitadas por Ibn Battuta você consegue extrair de seus relatos?
12- O que chamou a atenção dele no Império de Mali?
13- Ibn Battuta achou a África ocidental atrasada? Que organizações lhe chamaram atenção e são relatadas no vídeo?
14- Quem foi Mansa Mussa?
15- De que maneira os relatos desse viajante permitem ao historiador conhecer um pouco mais sobre a história da região da África visitada por ele?

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Marco Polo foi um homem muito além do seu tempo, incentivador de Cristóvão Colombo, no século XV, a descobrir terras no leste no mundo. Depois de algum tempo um marroquino, Battuta, viajando e conhecendo o oriente, atravessou a Saara. Resistiu a doenças. Enquanto isso, o mundo girava em todos os cantos. Battuta foi um homem protegido, muito culto em suas viagem junto principalmente com Alá foram descobertas tanto da fauna quanto da flora de um nova e brilhante mundo. Levando os costumes muçulmanos para outros espaços. Battuta foi, assim como Marco Polo um desbravador!
    Bruno Tiago 8ª Ano

    11 de julho de 2011 20:35

    ResponderExcluir
  3. Lucas Zago 8ano C
    nesse vídeo que vimos na aula passada me chamo a atenção com a cultura que eles tinham lá, os costumes, também que ele nunca visitou os países que ele escreveu, ele foi meio que "entrevistando" as pessoas para sabe como era a locomoção as culta e etc..
    é isso ai thcua

    ResponderExcluir
  4. Vitória Botelho 8anoC
    Nesse''filme que vimos dia 8/o7'' foi bem interessante. O que mais chamou minha atenção foi o homem que andou no deserto do saara todo e viajou muito, Nossa fico pensando como ele aguentou tanto! Ficar dias e dias andando com pouca comida, será qual metas ele usou pra sobreviver?. Bom é isso, Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Marco Polo foi um historiador que viajou pela Africa, Europa e Asia. Pelo caminho contou para pessoas sua jornada e as registrou eu um livro, chamado Livro das Maravilhas. Suas viagens se tornaram um grande sucesso, por todo o mundo. Essas historias foram reescritas em diversos idiomas, e no seculo 15 inspirou Cristóvão Colombo a procurar novas rotas.
    1 ano depois da morte de marco polo um jovem marroquino iniciava sua viagem, estima-se que durante 30 anos Ibn Battuta percorreu 100000km entre Asia, Europa e Africa. Mas este homem ainda varia uma viagem passando pelo maior deserto do mundo o, deserto do SAHARA, para conhecer os povos da Africa branca. Ibn Battuta é lembrado no mundo dos muçulmanos como o "Príncipe dos Viajantes".

    ResponderExcluir
  6. vou ser sincero não vi nem um pouco o documentário na sala de aula fiquei só conversando mas assisti ele em casa.
    achei bem legal, mas fiquei muito surpreso com sua resistência conseguiu sobreviver no deserto, e ficou 30 anos viajando"como?", eu não conseguiria fazer isso.

    ResponderExcluir
  7. é verdade pedro tbm fiquei de cara com ele GG

    ResponderExcluir
  8. igor da Silva F.

    aula passada estudamos sobre Ibn Battuta.
    o que mais me chamou atenção foi a sua descrição do Mali, e do hipopotamoque ele descreve como um animal que tem cabeça de cavalo e pernas de elelfante.

    ResponderExcluir
  9. Marco Polo foi um historiador,e no século XV descobriu terras.Battuta foi um homem muito muito protegido mais muito culto também em viagens.Com Alá foram descobertas Fauna e
    Flora,e sempre levando os costumes muçulmanos para outros espaços.Marco Polo em suas viagens contou sua história para tantas pessoas que decidiu fazer um livro,e ele ficou conhecido no mundo todo seu livro se chamava "livro das maravilhas".E também as histórias foram reescritas,e em diversos idiomas.No século XV Cristóvão Colombo inspirou a procurar novas rotas.Mais ainda eu não consigo acredita e muito menos imaginar que ele andou tanto e com pouca comida e água ele merecia ganhar o troféu oscar pela resistência e pela coragem de lutar pela vida por tantos anos.

    ResponderExcluir
  10. Lucas Zago 8 ano C
    Atividade numero 6
    F)Sabemos que os relatos dos griots são registros históricos importantes para conhecermos a história da África. O que podemos aprender a partir deles?

    R: pois com eles podemos aprender sobre o passado, as culturas, reinos, costumes etc..

    é isso ai ^^

    ResponderExcluir
  11. hmm é o ultimo dia das aulas dos bolsistas.. foi legal ter aula com eles

    Te mais suellen e maykon..

    ResponderExcluir
  12. Inb Battuta viajou pelo deserto do saara durante 30 anos desde meca até o extremo oriente.

    Durante as aulas dos bolsistas foi legal fazer as atividades elaboradas.

    Natália Vieira.
    7 C

    ResponderExcluir
  13. Ibn Battuta viajou mais de 100 mil quilômetros pela África, Ásia e Europa durante seus 30 anos de viajem, por exemplo, demorava 3 meses para atravessar o deserto. Ele foi ao reino de Mali, onde o ouro e o comércio o chamaram atenção, e esse video foi produzido pela URGRS

    ResponderExcluir
  14. Merkur 9c Merkur 9c Merkur 9c/10c 9c
    The Merkur 9c is a great safety razor. The 9c is a very short and very compact 2 piece 메리트 카지노 주소 razor. The weight of the handle gives it an attractive appearance and

    ResponderExcluir